Equipe





Artistas-palestrantes:


Viviane Souto Maior


    Viviane Souto Maior faz parte de uma nova geração de artistas atuantes no mercado de dança e do teatro, com um olhar voltado para as manifestações populares e suas contribuições na formação dos estudantes e profissionais das artes cênicas. A atriz é formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e tem grande experiência na Antropologia Teatral, tendo participado de atividades culturais do cenário teatral internacional, como Dinamarca e Equador. Desde 2007 desenvolve sua pesquisa as danças populares de Pernambuco a fim de aplicar este conhecimento ao seu trabalho de atriz. Desta pesquisa surgem dois resultados: a aula espetáculo “Fervo, Frevo” e a performance “Carnavale”,já apresentadas na Bahia, Pernambuco e Paraíba. Acesse o blog referente à sua pesquisa e conheça um pouco mais dos seus projetos e trabalhos: http://www.viviver.blogspot.com.br/ .

Tainá Barreto



    É bailarina, atriz, coreógrafa e professora de dança, Bacharel e Licenciada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realiza trabalhos de pesquisa em artes cênicas e manifestações da cultura popular tradicional brasileira desde 2003. Iniciou sua experiência artística ainda criança, participando de diversas montagens  teatrais com diretores como Fernando Villar (DF), Hamilton Vaz Pereira (RJ) e palhaços do Circo Teatro Udi Grudi (DF). É atriz-dançarina e pesquisadora do Grupo Peleja (SP/PE) desde 2003, no qual atua em todas as frentes de pesquisa, integra o elenco de "Gaiola de Moscas", espetáculo teatral dirigido por Ana Cristina Colla (LUME Teatro) e é intérprete-criadora do solo de dança "Guarda Sonhos".

Lineu Gabriel



    É ator-dançarino e pesquisador. Mestre em Artes pela UNICAMP, formado em Antropologia pela mesma universidade. No mestrado desenvolveu o projeto “Na Mata tem Esperança! Encontros com o corpo sambador no cavalo marinho", com financiamento da FAPESP. É co-fundador do Grupo Peleja, no qual atua em todas as frentes de pesquisa e integra o elenco das apresentações. Sua prática corporal é diversa, incluindo capoeira angola, danças populares, técnicas circenses, artes marciais, treinamento para o ator, além de aulas de dança contemporânea. Como ator, sua formação artística inclui nomes como Ésio Magalhães, Ricardo Puccetti, Raquel Scotti Hirson, Adelvane Néia, Léris Colombaioni, Tiche Vianna e Helder Vasconcelos.
    Como intérprete e coreógrafo, criou a cena solo Esboço de Brincadeira (2006), com a qual se apresentou em diversos espaços não-convencionais, além de participar do VII Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte (MG). Como realizador audio visual, criou o curta-metragem “Na mata tem...”, vídeo-poema sobre o universo do cavalo marinho e a Zona da Mata Norte de Pernambuco. Foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes FUNARTE com o projeto "Munganga de corpo. Tradição e contemporaneidade nas artes cênicas do Brasil", através do programa de bolsas de  “Estímulo à produção crítica sobre as interfaces dos conteúdos artísticos e culturas populares”, que resultou no video-documentário “Munganga”.

Helder Vasconcelos


    Ator e dançarino, é um dos criadores do “Mestre Ambrósio”, grupo musical de Recife que teve papel fundamental na principal movimentação cultural brasileira dos anos 90, influenciando toda uma geração com sua música fortemente ligada às tradições de Pernambuco. Credita sua formação ao aprendizado não acadêmico das brincadeiras de Cavalo Marinho (teatro popular, tradicional da Zona da Mata Norte de Pernambuco) e Maracatu Rural (cortejo ligado ao carnaval pernambucano) e ao estudo da arte do ator com o grupo Lume (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais) da Unicamp, Campinas-SP.
Em 2004, criou seu primeiro espetáculo teatral, o solo “Espiral Brinquedo Meu”, dirigido por Ana Cristina Colla, Renato Ferracinni e Carlos Simioni, do grupo Lume. Com este espetáculo, foi premiado no “Janeiro de Grandes Espetáculos” em Recife e um dos destaques do "Festival de Teatro de Curitiba”.
    Desse projeto surgiu a parceria com Armando Menicacci, que dirigiu seu segundo solo, o espetáculo de dança “Por Si Só”, contemplado pelo programa “Rumos Itaú Cultural Dança”. A estréia foi em março de 2007, no Itaú Cultural em São Paulo, e no mesmo local participou da exposição “Memória do Futuro”. Integrou a programação de festivais como o Festival Internacional de Dança do Recife, a Bienal de Dança de Fortaleza e o festival de dança e tecnologia Bains Numériques, na França.
    Como ator, Helder Vasconcelos fez sua estréia no cinema em 2007, no longa-metragem “O Homem Que Desafiou o Diabo”, de Moacyr Góes. No papel do “Cão Miúdo”, contracenando com Marcos Palmeira, teve sua atuação unanimemente elogiada pela crítica especializada. Sua segunda participação no cinema como integrante do elenco principal será no longa-metragem “A Luneta do Tempo”, do músico Alceu Valença, atualmente em processo de filmagem.


Roberta Ramos



    Graduação, Mestrado e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE. Curso em Criação do Gesto pela Fundação de Cultura do Estado de Pernambuco – FUNDARPE (2003), Curso de curta duração em Dança Contemporânea: Contact Improvisation, pelo Festival de Dança do Recife (2001), Curso de curta duração em Dança Contemporânea, Festival de Dança do Recife (1999). Atuação profissional pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE com vínculo institucional, como professora adjunta. 

Maria Acselrad


    Maria Acselrad é dançarina, coreógrafa e pesquisadora do movimento, com foco das tradições populares de Pernambuco. É bacharel em Ciências Sociais pelo IFCS/UFRJ (1999), especialista em etnomusicologia pelo Depto. de música/UFPE (2006) e mestre em antropologia e sociologia pelo IFCS/UFRJ (2002). Integrou a Cia. de Teatro Atores de Laura, dirigida por Daniel Herz e Susanna Krugger (RJ) de 1992 a 1999, atuando como atriz, tendo participado de diversos espetáculos, assim como de tournées nacionais e internacionais. Integrou a Cia. de Dança Contemporânea Paula Nestorov (RJ) de 1996 a 2002, atuando como intérprete-criadora de todos os seus espetáculos, tendo participado de tournées nacionais e internacionais. Desde 2003, reside no Recife/PE, onde desenvolveu solos, duos e quartetos tendo como foco de pesquisa as relações entre dança e música, e como universo de interlocução a cultura popular e tradicional. Neste contexto foram realizados Piapaí (2003), Levante (2005) e Do traço ao gesto (2006). Em 2010, concebeu, dirigiu e atuou na montagem do espetáculo De Barro e Palha, quarteto formado por músicos e dançarinos, contemplado pelo Prêmio Funarte Klauss Vianna – edição 2008, trabalho com o qual apresentou-se em diversas cidades de Pernambuco. Atualmente, é professora assistente I do Curso de Licenciatura em Dança, do Depto. Teoria da Arte, da Universidade Federal de Pernambuco, onde é responsável pelas disciplinas Danças Tradicionais do Nordeste 1 e 2, além de Consciência Corporal e Expressão Artística, Estudos do Movimento 1 e 2, Metodologia do Ensino da Dança, Projeto Interdisciplinar, entre outras. Atua como professora de Prática e Pesquisa em Dança, da Pós-graduação Práticas e Pensamentos do Corpo, da Faculdade Angel Vianna, Recife/PE.


Valéria Vicente


    Produtora, bailarina e pesquisadora em Dança e cultura popular. Formada em Comunicação Social pela UFPE e mestre em dança no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, é professora de danças populares e preparação corporal do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenadora do Acervo Recordança. Desenvolve pesquisas que discutem elementos das culturas populares na Sociedade contemporânea, tendo publicado o DVD Trançados Musculares: saúde corporal e ensino do frevo (2011),e os livros Entre a Ponta do pé e o Calcanhar: Reflexões sobre como o frevo encena o povo, a nação e a dança no Recife (2009); Brincando Maracatu(2008) e Maracatu Rural: O espetáculo como Espaço Social(2005), entre outros artigos e textos divulgados em jornais, revistas e anais acadêmicos. Na prática de dança se especializou sobre o frevo, realizando pesquisas práticas e teóricas que resultaram nos espetáculos de dança: Fervo (2006)Pequena Subversão, criação para o programa Rumos Dança, Itaú Cultural (2007). Atualmente desenvolve a pesquisa O Espaço do Passo em parceria com Flaira Ferro http://oespacodopasso.wordpress.com e orienta a pesquisa O Entrelugar da Dança Popular, para o Acervo Recordança www.recordanca.com.br. 

Instrutores:
Viviane Souto Maior
Lineu Gabriel

Idealização:
Viviane Souto Maior

Arte Gráfica
Iara Sales

Produção gráfica
Marcelo Sena

Assessoria de Imprensa
Leidson Ferraz

Filmagem e Fotografia
Tatiana Valença

Distribuição de material gráfico
Claudio Malaquias

Contabilidade:
Embraccom

Produção e administração:
Hudson Wlamir

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