Artistas-palestrantes:
Viviane Souto Maior
Viviane
Souto Maior faz parte de uma nova geração de artistas atuantes no mercado de
dança e do teatro, com um olhar voltado para as manifestações populares e suas
contribuições na formação dos estudantes e profissionais das artes cênicas. A
atriz é formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e tem grande
experiência na Antropologia Teatral, tendo participado de atividades culturais
do cenário teatral internacional, como Dinamarca e Equador. Desde 2007
desenvolve sua pesquisa as danças populares de Pernambuco a fim de aplicar este
conhecimento ao seu trabalho de atriz. Desta pesquisa surgem dois resultados: a
aula espetáculo “Fervo, Frevo” e a performance “Carnavale”,já
apresentadas na Bahia, Pernambuco e Paraíba. Acesse o blog referente à sua pesquisa e conheça um pouco mais dos seus projetos e trabalhos: http://www.viviver.blogspot.com.br/ .
Tainá Barreto
É bailarina, atriz, coreógrafa e professora de dança, Bacharel e Licenciada em
Dança pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realiza trabalhos de
pesquisa em artes cênicas e manifestações da cultura popular tradicional brasileira
desde 2003. Iniciou sua experiência artística ainda criança, participando de
diversas montagens teatrais com
diretores como Fernando Villar (DF), Hamilton Vaz Pereira (RJ) e palhaços do
Circo Teatro Udi Grudi (DF). É atriz-dançarina e pesquisadora do Grupo Peleja
(SP/PE) desde 2003, no qual atua em todas as frentes de pesquisa, integra o
elenco de "Gaiola de Moscas", espetáculo teatral dirigido por Ana
Cristina Colla (LUME Teatro) e é intérprete-criadora do solo de dança
"Guarda Sonhos".
Lineu Gabriel
É ator-dançarino e
pesquisador. Mestre em Artes pela UNICAMP, formado em Antropologia pela mesma
universidade. No mestrado desenvolveu o projeto “Na Mata tem Esperança! Encontros
com o corpo sambador no cavalo marinho", com financiamento da FAPESP. É
co-fundador do Grupo Peleja, no qual atua em todas as frentes de pesquisa e
integra o elenco das apresentações. Sua prática corporal é diversa, incluindo
capoeira angola, danças populares, técnicas circenses, artes marciais,
treinamento para o ator, além de aulas de dança contemporânea. Como ator, sua formação
artística inclui nomes como Ésio Magalhães, Ricardo Puccetti, Raquel Scotti
Hirson, Adelvane Néia, Léris Colombaioni, Tiche Vianna e Helder Vasconcelos.
Como
intérprete e coreógrafo, criou a cena solo Esboço de Brincadeira (2006), com a
qual se apresentou em diversos espaços não-convencionais, além de participar do
VII Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto, em
Belo Horizonte (MG).
Como realizador audio visual, criou o curta-metragem “Na mata tem...”,
vídeo-poema sobre o universo do cavalo marinho e a Zona da Mata Norte de
Pernambuco. Foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes FUNARTE com o
projeto "Munganga de corpo. Tradição e contemporaneidade nas artes
cênicas do Brasil", através do programa de bolsas de “Estímulo à produção crítica sobre
as interfaces dos conteúdos artísticos e culturas populares”, que resultou no video-documentário “Munganga”.
Helder Vasconcelos
Em 2004, criou seu primeiro espetáculo teatral, o solo “Espiral
Brinquedo Meu”, dirigido por Ana Cristina Colla, Renato Ferracinni e Carlos
Simioni, do grupo Lume. Com este espetáculo, foi premiado no “Janeiro de
Grandes Espetáculos” em Recife e um dos destaques do "Festival de Teatro
de Curitiba”.
Desse projeto surgiu a parceria com Armando Menicacci, que dirigiu seu segundo solo, o espetáculo de dança “Por Si Só”, contemplado pelo programa “Rumos Itaú Cultural Dança”. A estréia foi em março de 2007, no Itaú Cultural em São Paulo, e no mesmo local participou da exposição “Memória do Futuro”. Integrou a programação de festivais como o Festival Internacional de Dança do Recife, a Bienal de Dança de Fortaleza e o festival de dança e tecnologia Bains Numériques, na França.
Como ator, Helder Vasconcelos fez sua estréia no cinema em 2007, no longa-metragem “O Homem Que Desafiou o Diabo”, de Moacyr Góes. No papel do “Cão Miúdo”, contracenando com Marcos Palmeira, teve sua atuação unanimemente elogiada pela crítica especializada. Sua segunda participação no cinema como integrante do elenco principal será no longa-metragem “A Luneta do Tempo”, do músico Alceu Valença, atualmente em processo de filmagem.
Desse projeto surgiu a parceria com Armando Menicacci, que dirigiu seu segundo solo, o espetáculo de dança “Por Si Só”, contemplado pelo programa “Rumos Itaú Cultural Dança”. A estréia foi em março de 2007, no Itaú Cultural em São Paulo, e no mesmo local participou da exposição “Memória do Futuro”. Integrou a programação de festivais como o Festival Internacional de Dança do Recife, a Bienal de Dança de Fortaleza e o festival de dança e tecnologia Bains Numériques, na França.
Como ator, Helder Vasconcelos fez sua estréia no cinema em 2007, no longa-metragem “O Homem Que Desafiou o Diabo”, de Moacyr Góes. No papel do “Cão Miúdo”, contracenando com Marcos Palmeira, teve sua atuação unanimemente elogiada pela crítica especializada. Sua segunda participação no cinema como integrante do elenco principal será no longa-metragem “A Luneta do Tempo”, do músico Alceu Valença, atualmente em processo de filmagem.
Roberta Ramos
Graduação, Mestrado e Doutorado em Letras pela Universidade
Federal de Pernambuco, UFPE. Curso em Criação do Gesto pela Fundação de Cultura
do Estado de Pernambuco – FUNDARPE (2003), Curso de curta duração em Dança
Contemporânea: Contact Improvisation, pelo Festival de Dança do Recife (2001), Curso
de curta duração em Dança Contemporânea, Festival de Dança do Recife (1999). Atuação profissional pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE com
vínculo institucional, como professora adjunta.
Maria Acselrad
Maria
Acselrad é dançarina, coreógrafa e pesquisadora do movimento, com foco das
tradições populares de Pernambuco. É bacharel em Ciências Sociais
pelo IFCS/UFRJ (1999), especialista em etnomusicologia pelo Depto. de
música/UFPE (2006) e mestre em antropologia e sociologia pelo IFCS/UFRJ (2002).
Integrou a Cia. de Teatro Atores de Laura, dirigida por Daniel Herz e Susanna
Krugger (RJ) de 1992 a
1999, atuando como atriz, tendo participado de diversos espetáculos, assim como
de tournées nacionais e internacionais. Integrou a Cia. de Dança Contemporânea
Paula Nestorov (RJ) de 1996 a
2002, atuando como intérprete-criadora de todos os seus espetáculos, tendo
participado de tournées nacionais e internacionais. Desde 2003, reside no
Recife/PE, onde desenvolveu solos, duos e quartetos tendo como foco de pesquisa
as relações entre dança e música, e como universo de interlocução a cultura
popular e tradicional. Neste contexto foram realizados Piapaí (2003), Levante
(2005) e Do traço ao gesto (2006). Em 2010, concebeu, dirigiu e atuou na
montagem do espetáculo De Barro e Palha, quarteto formado por músicos e
dançarinos, contemplado pelo Prêmio Funarte Klauss Vianna – edição 2008,
trabalho com o qual apresentou-se em diversas cidades de Pernambuco. Atualmente,
é professora assistente I do Curso de Licenciatura em Dança, do Depto. Teoria
da Arte, da Universidade Federal de Pernambuco, onde é responsável pelas
disciplinas Danças Tradicionais do Nordeste 1 e 2, além de Consciência Corporal
e Expressão Artística, Estudos do Movimento 1 e 2, Metodologia do Ensino da
Dança, Projeto Interdisciplinar, entre outras. Atua como professora de Prática
e Pesquisa em Dança, da Pós-graduação Práticas e Pensamentos do Corpo, da
Faculdade Angel Vianna, Recife/PE.
Valéria Vicente
Produtora,
bailarina e pesquisadora em Dança e cultura popular. Formada em Comunicação
Social pela UFPE e mestre em dança no Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas da UFBA, é professora de danças populares e preparação corporal do Departamento
de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenadora do
Acervo Recordança. Desenvolve pesquisas que discutem elementos das culturas
populares na Sociedade contemporânea, tendo publicado o DVD Trançados Musculares:
saúde corporal e ensino do frevo (2011),e os livros Entre
a Ponta do pé e o Calcanhar: Reflexões sobre como o frevo encena o povo, a nação
e a dança no Recife (2009); Brincando Maracatu(2008) e Maracatu Rural: O
espetáculo como Espaço Social(2005), entre outros artigos e textos
divulgados em jornais, revistas e anais acadêmicos. Na prática de dança se
especializou sobre o frevo, realizando pesquisas práticas e teóricas que
resultaram nos espetáculos de dança: Fervo (2006) e Pequena Subversão, criação
para o programa Rumos Dança, Itaú Cultural (2007). Atualmente desenvolve a
pesquisa O Espaço do Passo em parceria com Flaira Ferro http://oespacodopasso.wordpress.com e
orienta a pesquisa O Entrelugar da Dança Popular, para o Acervo Recordança www.recordanca.com.br.
Instrutores:
Viviane Souto Maior
Lineu Gabriel
Idealização:
Viviane Souto Maior
Arte Gráfica
Iara Sales
Produção gráfica
Marcelo Sena
Assessoria de Imprensa
Leidson Ferraz
Filmagem e Fotografia
Tatiana Valença
Distribuição de material gráfico
Claudio Malaquias
Contabilidade:
Embraccom
Produção e administração:






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